Como estamos cuidando da saúde dos idosos, hein? Acompanhe as 5 reflexões necessárias sobre envelhecimento.
Nosso número 1 destaca o acompanhamento médico e profissional. É na terceira idade que as doenças mais preocupantes podem aparecer ou se agravar. O filme “Meu Pai”, por exemplo, indicado ao Oscar 2021, fala sobre demência falhas na memória. Ainda temos Parkinson, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre tantos outros. O acompanhamento médico deve ser regular.
O número 2 é a segurança em casa. É necessário realizar adaptações para que os idosos estejam mais seguros. Cuidado com pisos escorregadios. Cuidado com escadas. E adaptação de cômodos e móveis da casa para que o idoso consiga se locomover com mais facilidade e segurança.
O banheiro é um ponto de atenção. Tanto por causa dos escorregões na hora do banho. Quanto também pelas dificuldades com o vaso sanitário. Trata-se de um local onde devemos redobrar a atenção e os cuidados.
O número 3 é a alimentação saudável. Conforme adiantamos no início deste artigo. Comida pesada, nem pensar. É preciso redobrar atenção com as vitaminas. E com alimentos ricos em energia.
Com o número 4 falamos de atividade física e atividades sociais. Uma caminhada na praça. E a interatividade com outras pessoas. A solidão e a depressão podem aparecer na terceira idade. E para fugir dessas armadilhas, o melhor remédio é manter o corpo em movimento. E também a interatividade com filhos, netos e outros amigos. Em tempos de pandemia, a interatividade é dificultada, sem dúvida. Mas aí as conversas virtuais podem ser uma solução.
Deixamos a palavra do especialista para o número 5. Quem fala é o psicólogo Fábio Soares. “Existe um famoso conto da Tigela de Madeira. Moravam na casa o pai, a mãe, a criança e o avô. Um dia o idoso começou a quebrar os pratos da casa e fazer uma bagunça. O casal decide isolar o avô, dando a ele uma Tigela de Madeira para comer. Dias depois, a criança da casa surge com uma tigela feita de massinha. Mostra para os pais e explica que será um presente para quando eles ficarem velhinhos (…) a mensagem que fica no cuidado com os idosos é de carinho, cuidado e amor. É o nosso amanhã. E precisamos carregar essa consciência desde cedo”, destacou o psicólogo, em entrevista sobre o filme Meu Pai com mensagem sobre idosos.
Fonte: https://g1.globo.com/
Foto: Freepik