Olá….
Bem Vindos a mais uma leitura voltada ao encantador tema “Cuidar de Idosos”.
Nesta leitura vamos falar um pouco sobre:
Cuidados com o doente portador do Mal de Alzheimer
Estranharam a figura? Vamos explicar!!!
Este é um assunto bem complexo. Para que possamos abordá-lo de uma forma, “digamos”, mais leve, nada melhor que esta imagem. Isso mesmo. Vamos falar sobre a doença em si, mas para saber lhe dar com ela, vamos precisar antes de qualquer coisa muita calma, carinho e paciência, paciência e mais uma dose de paciência com o portador do Mal de Alzheimer. É nossa obrigação falarmos sobre todos os aspectos.
Vamos lá…
A doença de Alzheimer causa comprometimento na capacidade funcional dos idosos, aumentando a demanda por cuidados. A perda da memória causada pela doença, tem o poder de comprometer toda a qualidade de vida do indivíduo, impossibilitando que ele esteja sozinho por muito tempo ou tempo integral; é nesse cenário que o cuidador de idosos profissional entra em ação. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e sua família.
Uma pessoa que é portadora da doença do Mal de Alzheimer aos poucos perde a capacidade de cuidar de si, de tomar decisões e de avaliar riscos. A situação requer atenção e planejamento por parte dos familiares mais próximos, sempre seguindo as orientações médicas, pois a exposição a perigos de tarefas do dia a dia que até então eram simples, podem ser um problema sério e devem ser evitados.
Uma das formas de detectar esta doença é bem mais fácil para quem tem uma convivência diária com o idoso. Observar e ter atenção especial com as tarefas diárias é uma boa dica. Qualquer alteração nas tarefas mais simples como, dificuldade na organização pessoal, esquecimentos contínuos, perda da sua orientação de tempo e espaço, atente-se e fique em observação se acontece de uma forma frequente ou não. Informe/relate imediatamente ao seu médico de confiança para que possam traçar estratégias mais objetivas para protegê-lo dos riscos a que está exposto nas ações autônomas.
Uma das maiores e mais frequentes dificuldades dos familiares no cuidado com a pessoa com quadros degenerativos como a doença de Alzheimer, é identificar em que situações devem interferir nas escolhas dos pacientes e assumir poder na tomada de suas decisões. Trata-se de uma situação bem delicada, pois o idoso com doença de Alzheimer até então é um adulto que cuidava de sua vida e a conduzia sem interferências. Tirar sua autonomia pode parecer uma grande agressão, especialmente quando há resistências. É um momento complicado para o paciente e familiares. Frequentemente envolve sentimento de culpa e compaixão, por isso é muito importante seguir orientações médicas e de especialistas nesta condução.
Cuidar de uma pessoa com qualquer tipo de demência é uma árdua tarefa. Quando a energia é utilizada de maneira eficiente, com estratégias funcionais e acompanhamento de profissionais especializados o cuidado é de melhor qualidade, fazendo com que o familiar ou o cuidador que esta responsável pelo atendimento tenda ficar menos estressado e mais realizado com o resultado.
Contratar um cuidador de idosos profissional tem que se levar em conta o perfil indicado para cada patologia, por isso a contratação de uma empresa especializada em cuidadores de idosos é fundamental para um bom atendimento. Existem muitos aspectos técnicos importantes que devem ser abordados, sempre visando o perfil do atendimento, paciente, familiares e ambiente residencial, por isso estamos pautados em três pilares:
Conhecer, Compreender e Cuidar
Se você tem um idoso que necessita de cuidados especiais e esta procurando uma empresa que lhe atenda de uma forma profissional, com segurança e confiabilidade, entre em contato conosco da Alpha Helth 360 e venha nos conhecer. Teremos muito prazer em lhe apresentar nossa forma diferenciada de atendimento e explicar este formato único e exclusivo no mercado (Conhecer, Compreender e Cuidar).
Se você gostou e achou interessante esta matéria, compartilhe com seus amigos.
E lembre-se, caso queira mais informações sobre este universo de cuidar de idosos, saiba que pode contar conosco.
Grande Abraço e até nossa próxima matéria.