

Olá….
Bem Vindos a mais uma leitura voltada ao encantador tema “Cuidar de Idosos”.
Nesta leitura vamos falar um pouco sobre:
Cuidados que precisamos ter com os Idosos em ambiente Domiciliar.
Embora muitos idosos façam questão de manter sua independência, eles precisam de atenção e cuidados especiais e para isso, precisam de auxilio de integrantes mais novos da família como filhos e netos.
Por mais independente que seja o idoso, para manter sua qualidade de vida, é necessário que a família esteja atenta a questões bem específicas, principalmente com relação a:
- Alimentação;
- Controle de Medicamentos;
- Segurança.
Neste post vamos abordar algumas dicas de cuidados com idosos e quais são os perigos caso não fiquem assistidos pela família ou um cuidador especializado.
Para lhes ajudar nessa tarefa, vamos falar um pouco de cada item que mencionamos acima.
Cuidados com idosos com relação à Alimentação
Manter bons hábitos alimentares é fundamental em qualquer momento da vida, porém na 3ª idade ou, melhor idade, a atenção neste item tem que ser redobrada e de preferência sempre seguir orientações de um especialista.
A final, o consumo de alimentos mais saudáveis ajuda a prolongar a longevidade e ainda previne o aparecimento de várias doenças como colesterol alto, hipertensão, sobrepeso, dentre outras.
Manter disciplina no horário das refeições também é muito importante para o bom funcionamento do organismo como um todo.
Ações como estas são ideais para manter o peso e evitar diversos problemas de saúde. Como o idoso tem uma diminuição dos níveis de estrógeno, testosterona e do hormônio do crescimento no organismo que colabora para a perda de massa muscular, o corpo passa a queimar menos calorias do que o normal, pois entende que é necessário acumular gordura no corpo para ter energia. Por esta razão o idoso deve ter uma alimentação balanceada (se possível sempre acompanhada de um especialista), que suas refeições sejam fracionadas em intervalos de três em três horas e que sejam pequenas porções de alimentos.
Evitar frituras e alimentos que sejam industrializados, pois são ricos em gorduras, conservantes, corantes, açúcares e sódio, pois diminuem a absorção de nutrientes pelo corpo, o que acaba dificultando o bom funcionamento do metabolismo, que passa a trabalhar mais lentamente e automaticamente acaba não conseguindo queimar toda a energia acumulada.
Cuidados com idosos no controle de Medicamentos
Mesmo que o Idoso faça uso de poucos medicamentos para tratamento e ou controle de doenças, administrar e ter uma rotina de medicamentos bem planejada, sempre com base na prescrição médica, evita sérios problemas como alta dosagem, esquecimento, troca de horário, falta de medicamento, entre outros.
A maior dificuldade da família do idoso é manter esta administração e rotina, já que na maioria das vezes, os responsáveis pelo idoso estão ocupados com outros afazeres dentro da sua rotina diária, podendo se esquecer, confundir e deixar passar o horário dos medicamentos. Dependendo da patologia do Idoso isso pode agravar muito seus problemas.
Esta questão de medicamento é muito séria para qualquer um de nós, mas quando falamos na pessoa idosa, se torna ainda mais preocupante. Por este motivo e dependendo do grau de complexidade do idoso, sugerimos sempre para que as famílias contratem um profissional para lhes ajudar, neste caso um Cuidador de idosos especializado. Este profissional é totalmente capacitado para administrar esta e outras questões direcionadas ao Idoso.
Cuidados com idosos na sua Segurança
Este tema é bem sério e precisamos dar uma atenção mais que especial.
Segurança é prevenção!!!
A população brasileira está envelhecendo a cada ano, e de acordo com o Ministério da Saúde, 70% das quedas entre idosos acontecem dentro de casa, isso mesmo, de cada 10 quedas de idosos, 7 são dentro de casa. Destes, 30% levam a óbto e 40% causam algum tipo de lesão grave como fratura de crânio, fêmur, costelas, bacia, dentre outros, dos quais muitos após cirurgia e em fase de recuperação infelizmente acabam não resistindo. Nestes casos em fase de recuperação o que agrava muito é a questão do idoso ter que ficar muito tempo em repouso e na mesma posição. Devido a pele do idoso ser bem mais sensível pela idade, se não tivermos um cuidado mais que especial, como por exemplo, mudar ele de posição (a chamada mudança de decúbito) a cada duas horas, pode iniciar-sei o surgimento de escaras (feridas) que é tudo que uma pessoa idosa não precisa neste momento, a final quando há o surgimento de escaras, o seu tratamento é muito complicado, doloroso, demorado e de alto custo, por isso, todo cuidado é pouco. Nestas horas ter um profissional Cuidador de idosos especializado é fundamental pera o bem estar e qualidade de vida da pessoa idosa.
Nossa este tema “escaras” até que rendeu. Vamos estudar e preparar uma matéria bem bacana para vocês sobre este assunto. Acho que vale a pena alertar e orientar sobre isso.
Ter um lar seguro e sem armadilhas é um dos itens mais importantes quando falamos em cuidados com a pessoa idosa. A casa precisa ser bem iluminada, sem objetos pelo caminho, sem tapetes e não mais importante que tudo isso, mas muito necessário, ter barras de apoio nos banheiros, escadas, quarto e ambientes que mais permanece para que possa se locomover com mais segurança. Se possível, no banheiro colocar pisos anti-derrapentes.
Atitudes simples como estas, diminuem drasticamente o risco de quedas, aumentando muito a segurança e consequentemente a qualidade de vida do idoso.
Estes cuidados devem ser priorizados na rotina do idoso. Caso a família não consiga suprir as necessidades dos cuidados, sugerimos sempre a contratação de um Cuidador especializado.
Caso opte por um cuidador de idoso profissional sério, comprometido e qualificado, conte com a Alpha 360. Somos especialista em cuidadores de idosos e vamos saber qual a melhor solução para os cuidados com o idoso da sua família.
Esperamos de alguma forma ter ajudado
Grande Abraço e até nossa próxima matéria.