Olá….
Bem Vindos a mais uma leitura voltada ao encantador tema “Cuidar de Idosos”.
Nesta leitura vamos falar um pouco sobre a importância da:
Atividade Física para os Idosos
Olhem aí um bom estímulo para iniciarmos nossa conversa!
Brincadeirinha…rs…, também achamos isso um pouco demais. Apesar de não acharmos isso ai impossível, achamos bem perigoso!!! Preferimos ir com mais calma e cautela.
Como dizem os mais experientes, “…cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém!”
Então, vamos lá…
Podemos dizer que a atividade física é essencial em qualquer fase da nossa vida, porém quando falamos da terceira idade ou, melhor idade, podemos dizer que é fundamental, lembrando…, sempre acompanhada e orientada por um profissional da área. Jamais sozinhos!
A atividade física para idosos ajuda a fortalecer os músculos, ajudando a caminhar melhor, oxigenar melhor seu organismo e prevenindo doenças como osteoporose, depressão e diabetes, dentre outras.
Deve ser feita com regularidade, fazendo parte das suas atividades do dia a dia, mas sempre sobre prescrição do médico geriatra e orientados por um fisioterapeuta devidamente qualificado.
Dentre os benefícios da atividade física na terceira idade ou, melhor idade, temos a melhoria do bem-estar geral, a melhora da condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes e diretas na melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano.
Dentre as várias modalidades de atividade física para idosos, a caminhada é atividade mais indicada e ideal para acelerar o pacato metabolismo dos idosos e auxiliar na queima calórica. Além disso a caminhada ajuda o sistema circulatório e respiratório a trabalharem de forma mais eficiente. Ela também fortalece os músculos, principalmente os das pernas, essenciais para que os idosos se locomovam com mais independência. No entanto, se o idoso tiver problemas nas articulações, é melhor evitar essa atividade. Consulte sempre seu médico e ou um especialista.
A caminhada pode ser leve num terreno plano. O mais indicado é promover isso em parques que são mais adequados e preparados a esta prática, mas caso não tenha um de fácil acesso, circular pelo bairro é uma boa opção, sempre utilizando o calçado adequado e prestando atenção aos obstáculos pelo caminho. É recomendado ainda aproveitar a atividade para sociabilizar, interagir com amigos e vizinhos, deixando a solidão para trás. Lembramos que se esta caminhada puder ser acompanhada, melhor ainda.
Na terceira idade, a qualidade de vida se evidencia na capacidade de viver sem doenças, de superar as dificuldades do estado ou condições de morbidade, com isso realizando as poucas dicas que apresentamos, podemos minimizar a dor, o mal-estar e as doenças que possam surgir pela idade avançada, intervindo assim sobre os problemas que podem gerar dependências e desconfortos.
Para que a qualidade de vida na terceira idade seja plena e para que o idoso seja feliz, deve-se levar em conta fatores como ter boa capacidade funcional, uma ocupação, afeição e comunicação, assim quando promovemos um grupo de atividades para a terceira idade, esses fatores são saciados, gerando contentamento ao idoso e colaborando para sua vida.
Assim, percebe-se que a prática de atividades físicas é de fundamental importância para qualidade de vida do idoso, e é de extrema importância que o idoso incorpore, em seu modo de vida hábitos saudáveis através de informações e conteúdo que sejam capazes de modificar e acrescentar atitudes favoráveis para a manutenção e prevenção de sua saúde tanto física como mental, emocional, social e espiritual.
Para terminar, deixamos uma imagem para que possamos refletir também na nossa qualidade de vida e como queremos estar quando chegarmos lá…
Eu quero estar assim!!! Feliz. Entre amigos. Saudável e em lugares maravilhosos. Pra isso, borá-la se cuidar!!!
Esperamos de alguma forma ter ajudado.
Grande Abraço e até nossa próxima matéria.