Quem cuida de idosos em domicilio (como num serviço de home Care para idosos) sabe que a independência nas atividades diárias é fundamental para a autoestima do idoso e para expectativa de vida. Por isso mesmo, a presença do cuidador continua essencial para idosos dependentes que são assistidos por um serviço de Home Care fornecido pelo plano de saúde.
Queremos fazer as coisas do nosso jeito, e isso não muda, na verdade se intensifica, com o avanço da idade. E será o cuidador os “braços e pernas” de um idoso incapacitado de usar seus próprios membros. Esse é o ponto de vista de muitos idosos incapacitados de realizar o autocuidado.
Atendimento profissional de home care para idosos
Do ponto de vista dos cuidados oferecidos, o serviço de Home Care oferece suporte à vida, enquanto os cuidadores de idosos oferecem cuidados paliativos, ou seja, troca de fraldas, manutenção da alimentação, dentre outras atividades de vida diária.
São serviços diferentes que se prestam a necessidades diferentes, veremos mais detalhes à frente.
Cuidar da terceira idade requer comprometimento
Outro fator fundamental no cuidado com o idoso é a participação da família mesmo existindo um home care para idosos: a manutenção das rotinas (atividades de vida diária) contribuem para uma melhor qualidade de vida. Isso porque, quando é feita a interrupção ou alteração na rotina do idoso, é este quem mais sente.
A maioria dos serviços de home care para idosos não irá prestar serviços em residências onde não haja um cuidador para acompanhar o paciente, seja um profissional contratado, seja um cuidador familiar.
Serviço de cuidador X serviço de home care
Reforçamos como os serviços se diferenciam:
- Home care para idosos: oferece serviços de internação domiciliar para tratar pessoas cujas condições de saúde, por si, não exijam todo o aparato de um hospital. A função do home care para idosos é manter o paciente vivo;
- Cuidador de idosos: oferecem cuidados paliativos para garantir que o idoso goze uma vida plena e feliz dentro do que suas condições de saúde permitem.
Fonte: https://acvida.com.br/
Foto: Freepik