O calor excessivo do verão é perigoso para a saúde do idoso, porque sua composição corporal é alterada com o avanço da idade. A composição do corpo de um adulto, por exemplo, é 60% água. Do idoso, apenas 40%.
Na prática, isso significa que pessoas com idade avançada não conseguem manter a temperatura corporal constante e regulada, o que aumenta o risco de hipertemia, que é quando o corpo está muito quente. Há, ainda, a possibilidade de desidratação.
Por isso, é importante adotar alguns cuidados com idosos durante a estação mais quente do ano. Abaixo, indicamos quais são essenciais para garantir a saúde deles. Confira!
Cuidados com idosos para o verão
Os cuidados com a saúde do idoso a serem tomados são simples e práticos. De modo geral, recomenda-se adotar as seguintes orientações:
-
Hidratar-se
Os idosos sentem menos sede do que um adulto, porque o hipotálamo tem seu funcionamento reduzido. Com isso, há um maior risco de desidratação. Portanto, inclua o consumo de água na rotina do idoso, ainda que em pequenas quantidades.
Evite a ingestão de bebidas com cafeína e alcoólicas, porque elas têm efeito diurético, o que pode acentuar ainda mais a desidratação e sintomas como dor de cabeça, mal-estar e tontura.
-
Não se expor ao sol por muito tempo
Além da hidratação do idoso, indica-se não se expor ao sol por um longo período, apenas por 15 minutos por dia e antes das 10:00 ou após às 16:00. Quando sair, use protetor solar com FPS 30, no mínimo.
-
Usar roupas frescas
Roupas frescas e leves são as mais indicadas, sobretudo as de algodão, porque não retêm muito calor. Também use óculos escuros e bonés, especialmente se for se expor ao sol.
-
Ficar em ambientes ventilados
Fique em locais ventilados e frescos porque eles reduzem o risco de hipertermia. Se possível, invista em ventiladores e ar condicionado, para manter o ambiente com temperatura agradável.
Fonte: www.villadeifioricuritiba.com.br
Foto: Freepik