A vida de um idoso nem sempre é muito fácil, visto que em sua grande maioria as capacidades de locomoção estão limitadas e atenção também já não é tão eficaz quanto antigamente. Muitos idosos, infelizmente, sofrem quedas e acidentes todos os dias devido às condições da residência em que moram. Uma casa mal adaptada pode ser extremamente perigosa. A boa notícia é que com algumas mudanças simples, mas relevantes, é possível prevenir acidentes, fraturas e até mesmo salvar vidas. Confira abaixo as principais mudanças que devem ser feitas no ambiente doméstico do idoso:
Barras de segurança no banheiro
Dentre as principais quedas dos idosos ocorridas em casa, o banheiro está sempre em primeiro lugar. Por isso, instale barras para suporte e pontos de apoio. As barras ajudam na melhora da autonomia, uma vez que o idoso geralmente apresenta alterações no equilíbrio. Ah, e não se esqueça dos corrimões nas escadas.
Remova os tapetes
Além o equilíbrio, a marcha também é comprometida na terceira idade, ou seja, o idoso sente mais dificuldade de caminhar, o que facilita tropeços e escorregões. E é ai que a presença dos tapetes se torna um grande vilão. Sendo assim o ideal é evitar colocar tapetes ou passadeiras em casa, visto que o desnível pode causar quedas.
Escadas
Idosos que sofrem de grande alteração no equilíbrio podem ter um grande inimigo em sua própria casa: as escadas. Se o idoso mora em um sobrado, é mais complicado de realizar todas as suas atividades com segurança. Neste caso, o ideal é centralizar tudo o que fizer parte do seu cotidiano em um andar só, de forma que se possa evitar o uso da escada.
Além desses, outros cuidados especiais que podem ser adotados estão:
- Retire fios que podem ficar esticados pela casa;
- Melhore a iluminação dos ambientes;
- Se houver crianças na residência, peça para que não deixem brinquedos jogados pela casa;
Fonte: https://casaderepousoemsaopaulo.com/
Foto: Freepik