estima-se que para cada três idosos há uma queda registrada, principalmente para o público acima dos 65 anos
Com o isolamento social, deixar o idosos dentro de casa é uma questão de segurança, principalmente por fazerem parte do grupo de risco, porém para que a permanência em casa não cause nenhuma queda ou acidente doméstico, é importante que as pessoas tomem certos cuidados.
Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), estima-se que para cada três idosos há uma queda registrada, principalmente para o público acima dos 65 anos. Um a cada 20 pessoas mais velhas que sofreram queda tiveram fratura ou necessitaram de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%.
A aposentada Sueli Silva diz que o irmão, com 75 anos, e a cunhada, com 61, têm mobilidade reduzida e precisam fazer adaptações em casa, mas ainda não fizeram, pois, com a pandemia, têm receio de contratar um pedreiro para os serviço. “Ele tem problema cardíaco e tem um cansaço para andar e ela tem um problema no fêmur e anda com dificuldade. Precisa fazer adaptações. Tem uma escada na entrada da casa e precisa colocar corrimão, piso antiderrapante, mas não chamo pedreiro, eles não estão saindo”, comenta.
Sueli fala ainda que eles estão evitando mais as saídas na pandemia e permanecem em casa mais tempo. “Ainda não usam nada para evitar acidentes, saíam para ir à igreja, ao mercado, sempre ajudei, mas me afastei agora por causa da covid. Eles evitam sair, mas meu irmão vai de vez em quando no mercado próximo e é complicado depois subir a escada que tem para entrar na casa.”
AJUDA
Segundo a fisioterapeuta especializada em gerontologia, Jaqueline Caumo da Silva, os idosos precisam de atenção por diversos motivos. “A gente vê bastante idoso que tem dificuldade de locomoção. Às vezes os remédios que tomam podem causar tontura, o calçado também é importante prestar atenção, evitar subir em banquinhos porque pode perder o equilíbrio. As barras são muito importantes, principalmente no banheiro e também corrimão nas escadas, luz para que não tropecem em nada de noite e a bengala e o andador também ajudam”, orienta.
Jaqueline diz que na rua há perigos por conta das calçadas ruins, assim como nos ônibus, mas em casa é importante se atentar aos tapetes, piso molhado e objetos no chão, que podem ocasionar uma queda.
Fonte: https://www.jj.com.br/
Foto: Freepik