Verão é praticamente sinônimo de alegria, diversão, festas de fim de ano e muito mais. Com certeza é a estação mais esperada por todos, incluindo os idosos. Contudo, assim como tudo na vida, o excesso do Sol e o calor também tem seus malefícios.
Quando somos crianças, nossos pais nos entopem de protetor solar antes de ficar debaixo dos raios solares, além de usar boné e mandar bebermos muita água. Conforme ficamos mais velhos, acabamos relaxando com alguns desses cuidados, mas é na terceira idade que essa atenção precisa ser redobrada.
Segundo a médica geriatra Roberta França, da Said Rio, empresa de cuidadores de idosos, depois dos 60 anos a pele fica mais sensível e propícia ao surgimento de manchas, por isso, além do corpo desidratar mais rápido.
“Precisamos entender que com o processo de envelhecimento, nosso corpo começa a trabalhar mais lentamente, por isso, indicamos a prática de exercícios físicos adequados e com acompanhamento. Mas quando se trata do Sol, outras medidas também são necessárias”, explica.
Outra especialista da Said Rio, a nutricionista Hellen Araújo, afirma que além de aumentar a quantidade de água a ser ingerida, para os idosos é recomendado evitar o consumo de alimentos pesados, como feijoada e muita carne vermelha, trocando-os por mais legumes, verduras e frutas ao longo do dia.
“Para os que gostam, indico também beber bastante água de coco que é hidratante e sempre optar por sucos naturais, que são bem leves e refrescantes, a mesma dica vale para os sorvetes, escolha sempre os de fruta”, conta Hellen.
Mas ela ainda alerta que nos casos de idosos com diabetes ou doenças crônicas que interferem na alimentação, o ideal é passar com o médico especialista do caso e nutricionista para que eles recomendem um cardápio indicado para cada um nessa época do ano.
Por fim, a geriatra afirma que o uso de protetores solares diariamente é indispensável e que o ideal é evitar o sol entre 10h e 16h, contudo, se for necessário se expor nesse período, que procure utilizar um boné ou chapéu e óculos de sol.
Fonte: https://omaranhense.com/
Foto: freepik